A presença do Rio São Francisco pelo Brasil com as embarcações de seu Luizinho do Sal.
- Marcelo Damasceno
- 26 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jan.

Diariamente a cada 15 minutos, o embarque e desembarque simultâneos em Juazeiro e Petrolina dessa dezena de "barquinhas", como são carinhosamente chamadas pelo povo sanfranciscano.
Luiz Raimundo Pereira, ou, "Seo Luizinho do Sal", um maranhense radicado há décadas em Petrolina, domina essa navegação sagrada no limite de Pernambuco e Bahia pelas águas poderosas do Rio São Francisco. Gera do emprego e protagonizando também o espetáculo turístico da barca Nina, que semanalmente encanta turistas do Brasil e do Mundo, a conhecer a força motriz da fruticultura irrigada e dos segredos milenares que navegam as águas poderosas do velho Chico.
Seu Luizinho do Sal esteve nos estúdios da RÁDIO TRANSRIO FM JUAZEIRO E PETROLINA, na orla de Juazeiro, fazendo um balanço das atividades da associação de barqueiros, agradecendo a confiança de sua clientela de passageiros e observando "os baixos investimentos de infraestrutura do setor pelo poder público". Ainda ressaltou o drama porque passa o Rio sem investimentos "do que seria a revitalização do Rio São Francisco, aquém das necessidades numa realidade flagrante de indiferença da classe dirigente", denunciou. O que se aguarda para o futuro é uma reação radical de governos para afastar essa angústia anunciada de abandono sobre o tema que cerca os interesses do povo ribeirinho nesse eixo progressista de Juazeiro e Petrolina.
Marcelo Damasceno
Rádio TRANSRIO FM
Juazeiro e Petrolina






Comentários