Acordo Selado: Gouveia e Pedro Freitas Compartilharão Presidência da Amupe
- Marcelo Damasceno
- 13 de fev.
- 2 min de leitura

A disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) teve uma reviravolta decisiva. O atual presidente e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), e o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), chegaram a um acordo de consenso nesta quarta-feira (11), durante o Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília.
Modelo de Gestão Compartilhada para 2025-2026
Seguindo o modelo adotado no último biênio, Gouveia continuará no comando da Amupe em 2025, e Pedro Freitas assumirá a presidência em 2026, quando Gouveia se licenciará para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Nova Composição da Diretoria
O acordo também definiu a nova estrutura da diretoria:
✅ Elcione Ramos (prefeita de Igarassu) será a primeira-secretária e assumirá a vice-presidência em 2026.
✅ Márcia Conrado (prefeita de Serra Talhada) ocupará a Secretaria da Mulher.
✅ Consórcios municipais serão representados pelos prefeitos Galego de Nanai (Cabrobó) e Júnior (Saloá).
Articulação e Eleição
A costura do consenso contou com a participação de Vinicius Labanca (São Lourenço da Mata), Josafá Almeida (São Caetano), além de Márcia Conrado, Gouveia e Pedro Freitas.
A eleição será realizada no dia 27 de fevereiro, e as inscrições das chapas se encerram na próxima segunda-feira, dia 17.
Histórico do Modelo Alternado de Gestão
O formato de mandato compartilhado foi adotado pela primeira vez em 2023, por sugestão do ex-deputado e ex-presidente da Amupe, José Patriota. Na ocasião, Márcia Conrado iniciou o biênio 2023-2024 na presidência, passando o comando para Marcelo Gouveia no ano seguinte.
Com o novo acordo, a Amupe mantém a estratégia de alternância, consolidando um modelo de governança baseado no consenso e na articulação política.
📌 Fonte: Blog do Magno






Comentários