top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Alcolumbre se opõe a projeto de anistia para condenados por tentativa de golpe

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 20 de fev.
  • 1 min de leitura

(IMAGEM: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
(IMAGEM: Antônio Cruz/ Agência Brasil)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), declarou ser contra o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o tema não deve ser debatido politicamente no parlamento, pois não é relevante para a sociedade.


📌 Posição de Alcolumbre

Alcolumbre afirmou que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e outros 33 acusados deve ser tratada exclusivamente no âmbito jurídico, sem interferência política.


💬 "Esse tema não deve ser debatido no Brasil. É um assunto para a Justiça, que deve agir com imparcialidade e conforme a legislação brasileira", afirmou o presidente do Senado.


📌 Denúncia da PGR

A PGR acusa Bolsonaro e seus aliados de tramarem para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022, incluindo supostos planos de assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e de um ministro do STF.


📌 Reação dos aliados de Bolsonaro

Diante da denúncia, parlamentares bolsonaristas intensificaram as articulações para aprovar um projeto de anistia aos envolvidos no ataque de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.


📌 Defesa de Bolsonaro

Os acusados negam as alegações e alegam perseguição política. A defesa de Bolsonaro emitiu nota alegando que o ex-presidente nunca incentivou ações contra o Estado Democrático de Direito ou as instituições.



Por Marcelo Damasceno

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page