Alexandre de Moraes critica big techs em meio a novo processo nos EUA
- Marcelo Damasceno
- 25 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou-se novamente alvo de um processo na Justiça dos Estados Unidos, movido pelo Rumble e pela Trump Media. A ação é uma resposta à decisão do magistrado de bloquear a plataforma de vídeos no Brasil.
A Anatel deve encaminhar, ainda nesta segunda-feira (24), um relatório com um balanço sobre a suspensão da Rumble nas operadoras do país. Enquanto enfrenta a reação das empresas, Moraes reforçou sua posição sobre o papel das big techs no cenário global.
Sem mencionar diretamente o caso, o ministro discursou para alunos de Direito da Universidade de São Paulo (USP), destacando a influência dessas gigantes da tecnologia na economia e na política.
💬 "As big techs não são enviadas de Deus, como alguns querem. Elas não são neutras. São grupos econômicos que querem dominar a economia e a política mundial, ignorando fronteiras, ignorando a soberania nacional de cada um dos países, ignorando as legislações para terem poder e lucro. ‘A Democracia é um negócio’, dizem as big techs, porque tudo para as big techs é dinheiro, é negócio: ‘Assim como vendemos carros, vamos vender candidatos’."
O embate entre Moraes e as empresas de tecnologia reflete um debate cada vez mais intenso sobre regulação digital, liberdade de expressão e soberania nacional.
Por Marcelo Damasceno
Fonte: Globo News






Comentários