top of page
PMJ---Banners-Site---CARNAVAL-728X90.gif

Ano de 2026 começa com previsão de chuva no Sertão de Pernambuco, aponta Apac

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 29 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Chuvas devem marcar a virada do ano no Sertão de Pernambuco, enquanto o litoral segue com tempo firme e calor típico do verão.
Chuvas devem marcar a virada do ano no Sertão de Pernambuco, enquanto o litoral segue com tempo firme e calor típico do verão.

O ano de 2026 deve começar com chuva no Sertão de Pernambuco, conforme previsão divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com os modelos meteorológicos analisados pelo órgão, há indicativo de precipitações entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, especialmente na região sertaneja do estado.


A informação foi confirmada pelo meteorologista Romilson Ferreira, da Apac, que ressaltou que o cenário não deve comprometer as programações de réveillon no litoral pernambucano. “Os modelos atmosféricos indicam chuva no Sertão nesse período, enquanto as demais regiões devem seguir com tempo mais firme”, explicou.


Fim de semana com sol e poucas chuvas no litoral


Para o último fim de semana do ano, a previsão aponta predominância de sol em todo o estado, com céu parcialmente nublado. No litoral, incluindo a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata, pode ocorrer chuva fraca e isolada na noite do sábado (27) e durante a madrugada e primeiras horas da manhã do domingo.


Já no Agreste e no Sertão, não há expectativa de chuva nesse período, mantendo-se o tempo seco até a virada do ano. “Nas demais regiões, o que deve prevalecer é o céu parcialmente nublado, com sol ao longo do dia”, complementou o meteorologista.


Janeiro marca início do período chuvoso no Sertão


Segundo Romilson Ferreira, o comportamento climático observado na virada do ano deve se estender ao longo de todo o mês de janeiro, especialmente no Sertão. “No Sertão, o verão coincide com o período chuvoso. As pancadas podem ser intensas, concentradas em curto intervalo de tempo, muitas vezes acompanhadas de raios e trovões”, explicou.


Nas demais regiões do estado — Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife —, o verão ainda antecede o período chuvoso mais intenso, o que resulta em menor frequência de chuvas nesse início de ano.


Altas temperaturas marcam o verão pernambucano


Apesar da previsão de chuva no Sertão, a região seguirá registrando as maiores temperaturas de Pernambuco. O verão é caracterizado como a estação mais quente do ano, com máximas que podem chegar a 40°C no Sertão, cerca de 37°C no Agreste, 34°C na Zona da Mata e no litoral, além de sensação térmica elevada em todo o estado.



Marcelo Damasceno - Petrolina/PE


Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page