CCJ do Senado aprova fim da reeleição e propõe mandato único de cinco anos para cargos eletivos
- Marcelo Damasceno
- 21 de mai.
- 1 min de leitura

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (15) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos.
O texto também prevê a unificação da duração dos mandatos eletivos em cinco anos, incluindo os de deputados e senadores, que hoje possuem mandatos de quatro e oito anos, respectivamente. A votação ocorreu de forma simbólica, sem o registro nominal dos votos.
O relatório é de autoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI), que defendeu a medida como uma forma de reduzir os custos eleitorais, garantir maior isonomia nas disputas e favorecer a alternância no poder. Segundo ele, a proposta busca fortalecer a democracia brasileira ao evitar o uso da máquina pública em campanhas de reeleição.
Próximos passos
A PEC ainda precisa ser aprovada no plenário do Senado em dois turnos de votação, com apoio de pelo menos 49 senadores, antes de seguir para a Câmara dos Deputados, onde também deverá ser votada em dois turnos.
Se aprovada, a medida não terá efeito retroativo, ou seja, só valerá para os próximos mandatos após a promulgação da emenda.
Por Marcelo Damasceno – Petrolina (PE)






Comentários