Eduardo da Fonte é confirmado presidente da federação PP-União Brasil em Pernambuco
- Marcelo Damasceno
- 12 de mai.
- 2 min de leitura

A recém-formada federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil já tem sua liderança estadual definida em Pernambuco. O comando da aliança partidária caberá ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP), conforme estabelecido por critérios previamente acordados entre as direções nacionais das duas siglas.
A escolha levou em consideração o desempenho nas eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados. Na ocasião, o PP elegeu quatro parlamentares federais em Pernambuco – Eduardo da Fonte, Clarissa Tércio, Fernando Monteiro e Lula da Fonte – que juntos somaram 539.324 votos. Já o União Brasil, que elegeu três deputados – Fernando Filho, Mendonça Filho e Luciano Bivar – obteve 305.752 votos no total.
Com a maior votação proporcional, o Progressistas garantiu o direito de indicar o presidente estadual da federação, função que agora será desempenhada por Eduardo da Fonte. A vice-presidência da nova estrutura federativa deve ser ocupada por Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina e um dos principais quadros do União Brasil no estado.
Repercussão no cenário político pernambucano
A definição da liderança da federação promete repercutir no xadrez político estadual, especialmente em um momento de articulações para as eleições municipais de 2024 e para a composição de forças visando o pleito estadual de 2026.
Com a formação da federação, os partidos passam a atuar de forma unificada no Parlamento e nas eleições, tendo que adotar diretrizes comuns e divisão de tempo de rádio, TV e fundo partidário, o que fortalece os blocos e exige harmonia entre as lideranças.
Por Marcelo Damasceno – Petrolina (PE)






Comentários