Jorge Garziera recebe título de Cidadão Pernambucano em noite histórica na Alepe
- Marcelo Damasceno
- 5 de ago.
- 2 min de leitura

Uma noite marcada por emoção e reconhecimento. Assim foi a solenidade de entrega do título de Cidadão Pernambucano ao empresário, ex-prefeito e atual secretário de Governo de Lagoa Grande, Jorge Garziera, realizada nesta segunda-feira (4/8) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Jarbas Filho, reuniu familiares, amigos, políticos e autoridades que celebraram a trajetória de um gaúcho que, há 50 anos, apostou no Sertão do São Francisco e ajudou a transformar Lagoa Grande na “capital da uva e do vinho do Nordeste” e o Vale do São Francisco em um dos maiores polos vitivinícolas do país.

Reconhecimento e emoção
Durante a cerimônia, Jarbas Filho ressaltou o legado de Jorge:
“Lagoa Grande é hoje um orgulho de todos nós. Jorge é um entusiasta que contagia quem está ao seu redor. Essa é uma justa homenagem pelas quase cinco décadas de dedicação e visão que mudaram a história do nosso Sertão”, disse o parlamentar.
O evento contou com discursos de autoridades como o conselheiro do TCE/PE, Ranilson Ramos, que lembrou a emancipação de Lagoa Grande em 1996, e o deputado federal Lucas Ramos, que destacou a visão transformadora de Jorge.

O senador Fernando Dueire relembrou a implantação da PE-574, Estrada da Uva e do Vinho, marco do polo vitivinícola:
“Jorge acreditou onde poucos ousaram acreditar. Sua história é um exemplo de liderança visionária que construiu oportunidades para toda a região”, afirmou.
Presenças ilustres
A solenidade também teve a participação da prefeita Catharina Garziera, filha de Jorge, além da ex-prefeita Rose Garziera, que recebeu uma homenagem especial do marido. Também prestigiaram o evento o presidente do TJPE, Dr. Ricardo Barreto, a cônsul da Itália, Maria Salamandra, deputados federais, secretários estaduais e diversas lideranças políticas e empresariais.

Em seu discurso, Jorge emocionou-se ao agradecer à família e aos parceiros de longa data:
“Pernambuco me acolheu como filho e sou eternamente grato. Somos o único lugar do mundo que produz vinho o ano inteiro. Vamos avançar com o enoturismo e seguir transformando Lagoa Grande e o Vale do São Francisco”, afirmou, emocionado.
Legado de transformação
Visionário, Jorge Garziera foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Lagoa Grande, cidade que completa 30 anos em 2025, e pelo fortalecimento do polo vitivinícola, que hoje gera milhares de empregos e posiciona Pernambuco como destaque nacional na produção de vinhos e uvas.

✍Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Lagoa Grande






Comentários