João Campos: O Prefeito Influencer do Recife e a Nova Comunicação no Governo Lula.
- Marcelo Damasceno
- 27 de jan. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2025

João Campos, o prefeito "tik Tok" do Recife entra no governo Lula para consertar a comunicação. Este assunto é o mais badalado entre marqueteiros políticos, petistas, empresas de marketing e propaganda, cientistas políticos, jornalistas e palpiteiros da internet.
João Campos, filho de Eduardo Campos, bisneto de Miguel Arraes, traz consigo a fleuma e segredos dos deuses da liturgia política que costumam contrariar a lógica e seus publicitários amestrados. João Campos trazia o brasão arraesista e juntou isso ao "politiquês" popular, despido dos discursos enfadonhas e das peças publicitárias em flagrante caducidade com seus símbolos envelhecidos. João Campos traduz uma necessária linguagem que acomoda as novas demandas. Chegou de vez a geração nova com outra demonstração midiática no horizonte da extrema direita, simboliza das ardentemente nos recortes diabólicos de Pablo Marçal e Nikolas Ferreira, expoentes de uma propaganda curta, aliciadora, como um "chiclete" teimoso colado na roupa nova.
Com João Campos, essa comunicação instantânea, a atitude, a fala descolada, a irreverência flagrante, sem regras, sem imposições cartoriais, sem pilhas, sem timidez. É João Campos, instantâneo na velocidade do cinegrafista, do fotógrafo a tira-colo, em um piscar de olhos.
E Lula, perfeito garoto propaganda de si mesmo desde os tempos bicudos do ABC paulista, com sua língua trocada, com suas muitas eleições precisava no terceiro governo, pedir uma nova propaganda, uma comunicação que encontrasse tradução. E alta ciência publicitária não respondeu a isso. Era preciso uma ruptura com o óbvio ululante. Lula viu João Campos a tempo. E Lula rompeu. Rompeu com todos os credos do petismo pétreo. Romper com a ortodoxia socialista sem autocrítica. Agora é esperar esse retoque radical para que floresça esse vermelho sisudo sorria na primavera que conhece os signos da nova comunicação que ganha tempo com pouco tempo. Sem arrodeios, com um caminho antiderrapante.
Lula viu João Campos no horizonte possível que estabeleça uma verticalidade parelha. Ao menos, um governo que surpreenda a presunçosa direita extrema com Donald Trump piorado.
Marcelo Damasceno
Petrolina PE






Comentários