Lagoa Grande leva artesanato e vinhos à 25ª Fenearte e destaca potencial cultural e econômico do município
- Marcelo Damasceno
- 13 de jul.
- 2 min de leitura

Cidade sertaneja marca presença com rótulos premiados, mestres artesãos e divulgação da VinhuvaFest na maior feira de artesanato da América Latina
A cidade de Lagoa Grande, conhecida como a Capital da Uva e do Vinho do Sertão pernambucano, está marcando presença na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que teve início nesta quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A participação do município ocorre por meio do Departamento Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (DECULTE), vinculado à Secretaria de Educação, com apoio da gestão municipal.
Com o tema "A Feira das Feiras", a Fenearte 2024 homenageia as tradicionais feiras livres do estado e segue até o próximo dia 20 de julho. Lagoa Grande está representada com destaque no estande 369, da Rua 14, onde são expostos os rótulos especiais das vinícolas locais e obras artesanais produzidas por mestres da cultura popular, associações e artistas independentes — incluindo nomes contemplados pela Lei Aldir Blanc.
O diretor do DECULTE, Edivaldo Barbosa, ressaltou a importância do evento para projetar a identidade cultural do município:
"A Fenearte engrandece a cultura da nossa cidade e do estado de Pernambuco ao abrir espaço para nosso artesanato e para o fortalecimento da vitivinicultura. É uma excelente oportunidade para o público conhecer nossos produtos, além de divulgar a VinhuvaFest por meio de vídeos institucionais."
Os mestres artesãos lagoa-grandenses também brilham na feira. O destaque vai para a obra "São Francisco no Balanço", do renomado Mestre Mazinho Santana, premiada no 9º Salão de Arte Popular Ana Holanda. Ao lado dele, Mestre Gilson Oliveira também encanta os visitantes com peças que revelam a riqueza estética do Sertão.
A exposição de Lagoa Grande reforça o protagonismo do município no cenário cultural e econômico do Vale do São Francisco, valorizando suas tradições e o crescente setor da vitivinicultura, que transforma a uva em símbolo de identidade e prosperidade local.
Fonte: ASCOM - PMLG






Comentários