Lagoa Grande promove ação especial com foco em saúde, acolhimento e bem-estar de mães atípicas
- Marcelo Damasceno
- 31 de mai.
- 2 min de leitura

Em uma iniciativa pioneira voltada ao cuidado e valorização das mães atípicas de Lagoa Grande, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação especial que uniu lazer, saúde mental e qualidade de vida. A ação contou com o apoio das secretarias de Educação e Assistência Social e foi desenvolvida pela Equipe Multiprofissional (eMulti).
O momento foi marcado por dinâmicas de grupo, roda de conversa, atividades de autocuidado e uma visita técnica aos parreirais de uva e à fábrica da Vinícola Garziera, proporcionando às participantes uma vivência sensorial, educativa e acolhedora. “Foi um momento mágico e especial! Temos esse compromisso e carinho em cuidar da nossa gente”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Araújo.
A prefeita Catharina Garziera, que participou da ação ao lado das secretárias Ana Araújo (Saúde), Eliene Neri (Assistência Social) e Joseilde Paulino (Educação), destacou o valor do acolhimento e da escuta ativa. “As mães atípicas vivem uma rotina intensa. Queremos que todas se sintam acolhidas e respeitadas. Nossas equipes não medirão esforços para atender cada uma com o carinho e dedicação que merecem.”
Durante a ação, uma das participantes compartilhou seu depoimento emocionado: “Cheguei ao projeto angustiada, mas hoje me sinto renovada. Os encontros são muito bons. Aprendi muito com outras mães e com a equipe. Esta manhã foi maravilhosa”.
A atividade integra o projeto “Entre ser mulher e ser mãe: autocuidado e saúde mental na atenção primária de Lagoa Grande-PE”, idealizado pela equipe eMulti. A iniciativa foi premiada na 7ª Mostra “Pernambuco Aqui Tem SUS – Paulo Dantas”, no XV Congresso do COSEMS-PE, em Triunfo. O projeto, que concorreu com outros 175 de todo o estado, agora avança para a fase nacional, representando Pernambuco na 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, no XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado em junho, em Belo Horizonte (MG).
A eMulti é coordenada por Ana Letícia e composta por uma equipe interdisciplinar formada por psicólogas, fisioterapeutas, nutricionista, assistente social e educador físico, demonstrando a importância de um cuidado integral com as mães atípicas lagoa-grandenses.
Fonte: PMLG






Comentários