top of page
PMJ---Banners-Site---CARNAVAL-728X90.gif

🖤 Luto: Morre, aos 99 anos, a atriz e comediante Berta Loran

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 29 de set. de 2025
  • 2 min de leitura
✨ Berta Loran (1926–2025): quase um século de vida, humor e resistência. A atriz e comediante polonesa, sobrevivente do Holocausto, transformou dor em alegria e conquistou gerações no teatro, cinema e televisão brasileira. 🖤
✨ Berta Loran (1926–2025): quase um século de vida, humor e resistência. A atriz e comediante polonesa, sobrevivente do Holocausto, transformou dor em alegria e conquistou gerações no teatro, cinema e televisão brasileira. 🖤

Na madrugada desta segunda-feira (29), o Brasil se despediu de uma de suas artistas mais queridas. Faleceu, aos 99 anos, a atriz e comediante Berta Loran, internada em um hospital particular de Copacabana, no Rio de Janeiro. A artista completaria 100 anos em março de 2026 e deixa um legado marcado pelo humor, pela resiliência e pelo carinho do público.


Berta Loran nasceu como Basza Ajs, em Varsóvia, 23 de março de 1926. Sobrevivente do Holocausto, viveu na infância os horrores da perseguição nazista, da fome e do medo. Seu pai, para salvar a família, conseguiu fugir para o Brasil em 1939. Pouco depois, praticamente todos os moradores do Gueto de Varsóvia foram exterminados em campos de concentração, incluindo avós, tios e primos de Berta.


No Brasil, o pai, que havia sido ator na Polônia, passou a trabalhar como técnico em produções teatrais em iídiche e incentivou as filhas a seguirem a carreira artística. Aos 14 anos, Berta estreava nos palcos, em O Espírito (1940). Ao lado da irmã, Bela Ajs, formou a dupla “Bela e Berta”.


A carreira da comediante ganhou força nos palcos, no cinema e, mais tarde, na televisão. Berta estreou em 1951, na TV Tupi do Rio de Janeiro, no programa Grande Revista. Versátil, dançava, cantava, atuava como vedete e participou de produções marcantes da era da chanchada. Na televisão, brilhou em programas de humor e em novelas que marcaram gerações.


Em 2016, foi homenageada pelo produtor cultural João Luiz Azevedo, com a publicação da biografia Berta Loran: 90 anos de humor e um documentário sobre sua trajetória.


Uma vida de superação, talento e alegria. Berta Loran não foi apenas uma artista — foi símbolo de resistência e amor pela vida, que transformou dor em riso e conquistou o coração de milhões de brasileiros.



📸 Marcelo Damasceno | Petrolina – PE

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page