Mercado do Produtor de Juazeiro Recebe Proposta de Tecnologia Inovadora para Tratamento de Resíduos Orgânicos
- Marcelo Damasceno
- 17 de fev.
- 1 min de leitura

O Mercado do Produtor de Juazeiro, na Bahia, poderá adotar uma tecnologia avançada para o tratamento de resíduos orgânicos, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e gerar benefícios econômicos. Durante uma visita ao mercado no sábado (15), o pesquisador Pedro Coelho, ex-Chief Business Officer (CBO) da empresa de biotecnologia Provivi Inc., discutiu com os gestores locais a viabilidade do projeto.
“O Mercado do Produtor de Juazeiro, o segundo maior do Brasil, está em constante crescimento e movimenta cada vez mais frutas. Isso torna o mercado o local perfeito para um projeto piloto, trazendo tecnologia dos Estados Unidos para resolver um problema cotidiano. Além de reduzir os impactos ambientais, essa solução pode impulsionar o desenvolvimento da região”, afirmou Pedro Coelho.
O projeto proposto envolve a extração de água de mais de 30 toneladas de resíduos descartados diariamente e o uso de energia solar no processo. A tecnologia também tem como objetivo evitar a emissão de gás metano, que seria gerado caso as frutas e verduras fossem destinadas ao aterro sanitário.
Walterson Ramos, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), ressaltou que a iniciativa representa um avanço para a economia local. “É uma oportunidade de inovação que não só reduz a produção de lixo e a emissão de metano, mas também preserva o meio ambiente e gera empregos e renda para Juazeiro”, destacou.
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, destacou a importância das parcerias no fomento ao desenvolvimento sustentável da cidade. “Estamos empenhados em tornar Juazeiro uma referência em soluções inovadoras e responsáveis com o meio ambiente. Esse projeto pode ser um grande passo nesse processo”, concluiu.
Fonte: Blog Carlos Britto






Comentários