Ministro da Previdência promete banir entidades que fraudaram descontos de aposentados do INSS
- Marcelo Damasceno
- 2 de jul.
- 1 min de leitura

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta terça-feira (1º) que as entidades envolvidas em descontos fraudulentos aplicados a aposentados e pensionistas do INSS serão banidas definitivamente de qualquer tipo de convênio com o órgão. A declaração foi feita durante o Podcast Direto de Brasília, apresentado pelo jornalista Magno Martins, com participação do jornalista Heron Cid, e retransmitido pelo Programa Hora H, da Rádio POP FM 89,3.
“Com certeza absoluta essas associações fraudulentas serão banidas definitivamente e jamais voltarão a celebrar qualquer tipo de convênio”, garantiu o ministro. Ele também explicou que o governo irá ingressar com ações regressivas para recuperar os valores desviados, inclusive buscando os bens de pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas irregularidades.
“As vezes, essas entidades ocultam ou dissimulam patrimônio para não serem rastreadas, mas vamos agir com rigor”, afirmou Queiroz.
O ministro deixou claro que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão conduzindo as investigações e que as responsabilizações serão individuais. Ele diferenciou as entidades que atuam de forma honesta daquelas criadas exclusivamente para fraudar o sistema.
“Temos que preservar as associações sérias, que realmente prestam serviços. Já as fraudulentas serão punidas e eliminadas. Não se pode colocar todas no mesmo pacote”, concluiu o ministro.
As investigações fazem parte de uma força-tarefa para proteger aposentados e pensionistas de descontos indevidos e abusivos, frequentemente realizados sem autorização prévia dos beneficiários.
Por Marcelo Damasceno






Comentários