top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

MPPE cria núcleo do Gaeco no Sertão para fortalecer combate ao crime organizado em Petrolina e Salgueiro

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 15 de mai
  • 2 min de leitura

Nova sede do Gaeco Sertão em Petrolina visa fortalecer combate a organizações criminosas no interior de Pernambuco
Nova sede do Gaeco Sertão em Petrolina visa fortalecer combate a organizações criminosas no interior de Pernambuco

Por Marcelo Damasceno – Petrolina (PE)



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu mais um passo no enfrentamento ao crime organizado no interior do estado com a criação do Núcleo Regional de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Sertão (Gaeco Sertão). A unidade terá sede em Petrolina e atuação nas 1ª e 2ª Circunscrições Ministeriais, que abrangem os municípios de Salgueiro e Petrolina.


A medida foi oficializada por meio da Portaria PGJ nº 1.518/2025 e faz parte da política de descentralização das ações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), já presente no Agreste com sede em Caruaru.


“O plano de gestão para 2025-2027 e a Gestão Estratégica 2024-2029 do MPPE priorizam o combate qualificado às organizações criminosas. Essa ampliação estrutural reforça nossa força de trabalho e logística administrativa”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier.

Estrutura e atuação


Vinculado administrativamente ao Gaeco Recife, o Gaeco Sertão terá como missão prestar apoio técnico e operacional às investigações e procedimentos oriundos das duas circunscrições ministeriais do Sertão. A atuação será coordenada com as demais unidades do MPPE, com foco em ações estratégicas, repressivas e preventivas contra grupos criminosos organizados.


A estrutura necessária para o funcionamento do núcleo ficará a cargo da Subprocuradoria Geral de Justiça em Assuntos Administrativos, que garantirá os recursos humanos, logísticos e tecnológicos conforme a disponibilidade orçamentária do MPPE.


Descentralização como estratégia


A criação do Gaeco Sertão representa uma estratégia institucional para aproximar o Ministério Público das áreas mais afetadas pela criminalidade organizada, permitindo respostas mais rápidas e ações com maior impacto regional. A experiência positiva do núcleo no Agreste, em Caruaru, serviu de modelo para a implantação no Sertão.

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page