Mutirão de cirurgias em Juazeiro leva saúde, acolhimento e dignidade a centenas de mulheres
- Marcelo Damasceno
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Juazeiro (BA) – A saúde da mulher está sendo priorizada em Juazeiro com a realização de um grande mutirão de cirurgias eletivas, iniciado neste sábado (05). A ação, promovida pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo da Bahia, tem transformado a vida de centenas de pacientes que aguardavam há meses – e até anos – por procedimentos cirúrgicos.
“Foi muito sofrimento, muita dor… e hoje, com fé em Deus, estou muito feliz e agradecida porque minha cirurgia saiu”, contou Maria do Carmo, de 61 anos, emocionada após finalmente realizar a cirurgia de vesícula. Seu depoimento representa a esperança renovada de muitas outras mulheres que foram acolhidas pela iniciativa.
Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Promatre, com previsão de cerca de 50 cirurgias eletivas por final de semana, incluindo histerectomia, hernioplastia e colecistectomia. Além das mulheres de Juazeiro, a ação também atende pacientes de municípios vizinhos como Remanso e Sobradinho.
“Estamos com a equipe completa, estrutura organizada e muito empenho para atender bem todas essas pacientes”, afirmou o cirurgião André Sampaio.
Mais do que cirurgias: uma política de cuidado
Além das cirurgias no Promatre, o mutirão também contempla cerca de 300 procedimentos oftalmológicos neste fim de semana, como cirurgias de catarata e limpeza de lentes com YAG laser, realizadas na Policlínica Regional.
Guiomar Rodrigues, por exemplo, descobriu a necessidade da cirurgia durante a Feira da Saúde e agora está prestes a recuperar a visão. “Acompanhei minha mãe, que também operou, e agora é minha vez. Está sendo tudo muito rápido e organizado”, celebrou.

As ações integram o programa "Março de Todas as Mulheres", que já contabiliza mais de 3.500 atendimentos voltados ao público feminino, com exames, consultas e procedimentos diversos. Os mutirões continuam nos finais de semana de 12 e 13 de abril, 26 e 27 de abril e 3 e 4 de maio, com pausa apenas no feriado da Sexta-feira Santa.
Planejamento, empatia e ação
Para o secretário de Saúde, Helder Coutinho, os mutirões representam um avanço real na gestão da saúde pública feminina.
“Temos trabalhado para ampliar o acesso com qualidade, principalmente para mulheres que esperaram tanto por esses procedimentos. É gratificante ver a alegria delas ao sair com seus problemas resolvidos”, destacou.
Fonte: Ascom PMJ






Comentários