Núcleo de Rajada tem representantes indicados ao CMDRS
- Marcelo Damasceno
- 7 de fev.
- 3 min de leitura

A cidade de Petrolina deu mais um passo importante para o fortalecimento da Agricultura Familiar. Na manhã desta sexta-feira (07), aconteceu a primeira reunião da Comissão Provisória do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O encontro reuniu presidentes de associações do Núcleo de Rajada, além de representantes do Sintraf-Petrolina, Prefeitura Municipal e IPA.
Objetivo da reunião
A principal pauta do encontro foi a reestruturação do CMDRS, que agora possui status de Lei em Petrolina. A mudança veio após uma provocação do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf Petrolina) e do IPA, resultando na aprovação e sanção do Projeto de Lei em setembro de 2024. Agora, o Conselho segue para a realização da Eleição, que formalizará a Diretoria e dará continuidade ao seu papel fundamental na discussão e deliberação de políticas públicas para o desenvolvimento rural.
A reunião foi conduzida pelo gerente regional do IPA, Carlos Possídio, e teve como principal resultado a indicação de cinco presidentes titulares de associações para representar o Núcleo de Rajada – o maior de Petrolina, com 25 associações de agricultores.
Representantes do Núcleo de Rajada
Os titulares e suplentes indicados foram:
Titular: Maria Aldeneuza Damasceno Amorim (Associação de Rajada)
Suplente: Raimunda Rodrigues de Souza (Associação de Baraúna)
Titular: José Mariano de Souza (Associação da Umburana)
Suplente: Paulo do Bonfim Nunes (Associação da Umburana)
Titular: Cândido Roberto de Araújo (Capricon)
Suplente: José Reinaldo Vilar da Silva Filho (Capricon)
Titular: Antônio Marcos Rodrigues de Amorim (Acrirajada)
Suplente: Frederico Eugênio G. S. Chaves (Acrirajada)
Titular: José Ronaldo de C. Gomes (Barra Franca)
Suplente: Luiz Rodrigues de Araújo (Satisfeito II)
Importância do CMDRS e próximos passos
A formalização do CMDRS permitirá a ampliação das discussões sobre políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar nas esferas municipal, estadual e federal. Segundo Ruy Holanda, representante da Coopavasf (Cooperativa de Pecuaristas e Agricultores do Vale do São Francisco), o fortalecimento do Conselho é essencial para garantir ações estruturantes tanto na área de sequeiro quanto na irrigada.
Além desta reunião, haverá outros encontros para indicar representantes de diferentes núcleos. Posteriormente, será realizada uma Assembleia Geral para eleição da nova diretoria (Biênio 2025-2027).
Próximas reuniões
📌 2ª Reunião – Núcleo: Caititu / Uruás / Pau Ferro / Simpatia
🗓 Data: 10/02/2025 | ⏰ Horário: 09h
📍 Local: Escola do Saber (Tv. São Cristóvão, 71 – Vila Mocó)
📌 3ª Reunião – Núcleo: Cruz de Salinas / Terra Nova / Izacolândia
🗓 Data: 12/02/2025 | ⏰ Horário: 09h
📍 Local: Escola do Saber (Tv. São Cristóvão, 71 – Vila Mocó)
📌 4ª Reunião – Núcleo: Capim / Nova Descoberta / Roçado / Pedrinhas
🗓 Data: 14/02/2025 | ⏰ Horário: 09h
📍 Local: Auditório do Centro Agropecuário – IPA (Av. das Nações s/n)
📌 5ª Reunião – Núcleo: Área Irrigada – Nilo Coelho, Maria Tereza, Bebedouro, Pontal / Projetos Irrigados do Governo do Estado🗓 Data: 17/02/2025 | ⏰ Horário: 09h
📍 Local: Escola do Saber (Tv. São Cristóvão, 71 – Vila Mocó)
Conclusão
Com caráter deliberativo, consultivo, fiscalizador e orientativo, o CMDRS tem um papel essencial na construção de um plano de ação para 2025, promovendo o fortalecimento da Agricultura Familiar e impulsionando projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento rural.
📎 Fonte: Mônia Ramos – Jornalista
📰 🎙️📱 Assessoria de Comunicação – Ascom






Comentários