O MCC e Hospital Dom Tomás no exercício da solidariedade mais humana.
- Marcelo Damasceno
- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan.

O câncer é a segunda doença que mais mais mata no Brasil. O câncer de próstata e também o câncer de mama são curáveis hoje em solo brasileiro. Esta realidade mede agora os parâmetros de dificuldade do MCC em Petrolina, Pernambuco.
O Movimento de Combate ao Câncer - MCC- em Petrolina, PE, conduzido eficaz e discretamente por Dona Mariza Coelho não tem uma atribuição periódica. Ou seja, a cada festa junina, a cada quinzena, uma vez por mês ou algo similar. O MCC é um cotidiano, com conta de somar e depois subtrair.
Em média, um volume de 50 a 80 mil reais por mês em compra de medicamentos que não podem falhar sequer as gotas sob a sagrada prescrição médica de um médico oncologista. O remédio deve está ao alcance do paciente e da orientação para o diário combate ao câncer. É uma lei natural das coisas. É um gasto-tarifa, compulsório, valor recolhido junto aos cidadãos de espírito humanitário, desapegados, de profunda compreensão da vida e da dor a grassar inúmeras famílias molestadas pelos males cancerígenos. Dona Mariza Coelho e mais duas dezenas de petrolinenses abnegadas que contribuem com exercício diário, seja em mão-de-obra, seja no expediente da própria entidade, um braço amigo da sociedade sertaneja, um apêndice pragmático, informal e quando necessário, institucional do Centro de Oncologia Giuseppe Muccini. E nesse novo ciclo social e hospitalar, a renovação em medicina, a atualização com o Hospital Dom Tomás.
A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e Infância - APAMI, presidida pelo ex-prefeito de Petrolina (1983-1988) e médico Augusto Coelho, esposo de dona Mariza em seu esforço pessoal, sua jornada às vezes inglória, sabe que as doenças cancerígenas são combatidas com solidariedade, mas, exige recurso público, seja de qualquer origem de governo e de quaisquer doutrinas partidárias.
O MCC é um braço cidadão da atividade médica em Petrolina.
Escrevi,
Marcelo Damasceno
Rádio TRANSRIO FM
Juazeiro e Petrolina






Comentários