Operação Conjunta Desarticula Abate Clandestino em Petrolina
- Marcelo Damasceno
- 17 de fev.
- 1 min de leitura

Uma operação conjunta em Petrolina desarticulou um local clandestino de abate de animais. A ação, realizada na última semana, contou com a participação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Durante a intervenção, foram encontrados 44 animais, entre caprinos e ovinos, dos quais 28 já haviam sido abatidos.
O abate clandestino representa um grave risco à saúde pública, pois os animais não passaram por avaliação veterinária, procedimento essencial para garantir que a carne seja segura para consumo. Como resultado da operação, as carnes já cortadas e as vísceras foram apreendidas, enquanto os animais vivos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A devolução dos animais só será realizada mediante a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida pela ADAGRO, e o pagamento de multas, que variam entre R$ 200,00 e R$ 600,00 por animal.
A população pode colaborar no combate a práticas ilegais realizando denúncias pelo WhatsApp da Ouvidoria, através do número (87) 98844-2540.
Fonte: Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina






Comentários