top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

PF Deflagra Operação na Bahia Contra Desvio de Máquinas e Implementos Agrícolas do Dnocs

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 12 de mar.
  • 1 min de leitura

PF faz operação na Bahia contra grupo suspeito de desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio do Dnocs — Foto: Polícia Federal
PF faz operação na Bahia contra grupo suspeito de desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio do Dnocs — Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (12), a Operação Metafanismo, cumprindo sete mandados de busca e apreensão em Salvador, Simões Filho e América Dourada. A ação investiga o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Bahia (Cest-BA), entre os anos de 2019 e 2021.


Segundo a PF, as investigações apontam que equipamentos destinados a associações ligadas à agricultura familiar estavam sendo vendidos ou desviados por servidores do órgão para terceiros, configurando, em tese, o crime de peculato.


O esquema operava por meio da abertura de processos administrativos que justificavam a saída dos equipamentos do pátio do Dnocs, com a indicação fictícia de uma associação de produtores rurais como destinatária. No entanto, as investigações revelaram que os documentos eram forjados sem o conhecimento dos representantes das associações, e os equipamentos acabavam sendo desviados para pessoas sem qualquer vínculo com as entidades beneficiadas.


A ausência de fiscalização por parte do Dnocs sobre o uso dos implementos agrícolas facilitou a ocultação dos desvios praticados.


Durante a operação, a Polícia Federal conseguiu recuperar parte dos equipamentos desviados. As investigações prosseguem para identificar toda a estrutura da organização criminosa e recuperar a totalidade dos bens subtraídos.


Os envolvidos poderão responder por crimes como peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.



Fonte: G1

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page