top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

PF Encontra Computadores de Ramagem e Sucessor na Sede da Abin para Perícia

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 21 de fev.
  • 2 min de leitura

Alexandre Ramagem e Victor Carneiro, ex-diretores da Abin, são investigados pela PF | Divulgação/Valter Campanato/Agência Brasil e Divulgação/PRF
Alexandre Ramagem e Victor Carneiro, ex-diretores da Abin, são investigados pela PF | Divulgação/Valter Campanato/Agência Brasil e Divulgação/PRF

A Polícia Federal (PF) localizou e apreendeu computadores funcionais utilizados pelo ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ), atual deputado federal, e por seu sucessor, Victor Carneiro, na sede da agência, em Brasília. A apreensão faz parte das investigações sobre a chamada "Abin Paralela".


Computadores Preservados e Submetidos a Perícia


A descoberta ocorreu após testemunhas informarem à PF que os aparelhos haviam sido guardados de forma sigilosa. Em resposta ao primeiro pedido da PF, a Abin identificou e comunicou a localização dos dispositivos, que foram imediatamente enviados para análise pericial.


Conforme apuração do SBT News, ao menos cinco computadores estavam preservados dentro de uma repartição da Abin. Os investigadores buscam elementos que possam aprofundar as investigações sobre a atuação da "Abin Paralela" e possíveis espionagens ilegais.


Dificuldades na Perícia e Singularidades dos Aparelhos


A análise dos dispositivos pode ser dificultada pelas configurações especiais de segurança utilizados na Abin. Segundo fontes, os sistemas podem impedir o rastreamento de acessos anteriores, dificultando a coleta de provas concretas.


No âmbito do inquérito conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, Ramagem é investigado por suposta liderança da "Abin Paralela". O grupo é suspeito de agir para beneficiar a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de conduzir operações de espionagem ilegal utilizando o software First Mile.


Ramagem e Carneiro Sob Investigação


Além de Ramagem, seu sucessor na direção da Abin, Victor Carneiro, também é alvo das investigações. Carneiro, que tem ligação direta com Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi citado em um vídeo apreendido pela PF durante uma reunião ministerial. Na gravação, Heleno menciona uma conversa com Carneiro sobre "infiltrar agentes em campanhas eleitorais".


A investigação segue em andamento, com a expectativa de que a análise dos dispositivos apreendidos traga novas revelações sobre a atuação da "Abin Paralela" e seu impacto no cenário político brasileiro.



Marcelo Damasceno - Repórter de Petrolina-PE


Fonte: Sbt News

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page