Raquel Lyra deixará o PSDB e se filiará ao PSD
- Marcelo Damasceno
- 25 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciará ainda nesta terça-feira (25) sua filiação ao PSD, marcando sua saída do PSDB, partido pelo qual foi eleita em 2022. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
A cerimônia de filiação está marcada para 10 de março, no Recife, após o Carnaval. Segundo fontes, Raquel já comunicou a decisão a seus aliados na noite de segunda-feira (24).
Mudança no cenário político
Atualmente, o PSDB conta com três governadores: Raquel Lyra (PE), Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS). Contudo, apenas Raquel deixará a sigla, assumindo o comando do diretório do PSD em Pernambuco. Antes da decisão, a governadora também considerou uma possível filiação ao MDB.
Enquanto isso, o PSDB, MDB, Podemos e PSD seguem em diálogos para uma possível união partidária, visando as eleições de 2026.
Disputa pelo governo de Pernambuco
A movimentação política reflete a crescente polarização entre Raquel Lyra e João Campos (PSB), prefeito do Recife, que pode se tornar o principal adversário da governadora na disputa pelo governo estadual.
Caso decida concorrer, João Campos precisará renunciar à prefeitura até abril de 2026. Para isso, já articulou a escolha de Victor Marques (PCdoB) como seu vice na eleição municipal de 2024, garantindo um sucessor alinhado ao seu grupo político.
Por Marcelo Damasceno
Fonte: Portal PE10






Comentários