top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Seculte promove audiência pública para discutir aplicação da Lei Aldir Blanc em Juazeiro

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 29 de ago.
  • 2 min de leitura
ree


A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro realizou, nesta quinta-feira (28), no Centro de Cultura João Gilberto, uma audiência pública para dialogar com a comunidade artística sobre a utilização dos recursos do novo ciclo de repasses da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro reuniu cerca de 40 participantes, entre artistas, fazedores de cultura, representantes do Conselho Municipal de Cultura e membros da sociedade civil.


O objetivo foi ouvir propostas e sugestões para a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), documento que definirá como será investido o repasse federal do chamado Ciclo 2 da PNAB, previsto para os anos de 2025 e/ou 2026. O primeiro ciclo ocorreu entre 2023 e 2024.


Durante a reunião, a Seculte apresentou o programa federal Cultura Viva — origem dos recursos — e detalhou as possibilidades de aplicação, como obras, aquisição de equipamentos e lançamento de editais de incentivo a Pontos e Pontões de Cultura.


A comunidade destacou áreas prioritárias para investimentos e ressaltou a importância de ampliar a aproximação com grupos culturais, oferecendo apoio na elaboração de projetos e no processo de certificação. Uma nova audiência foi agendada para o próximo dia 4 de setembro, às 19h, também no Centro de Cultura. Além disso, segue aberta até esta sexta-feira (29) uma consulta pública online para coleta de propostas, que integrarão o PAR a ser enviado ao Ministério da Cultura.


A produtora cultural Clarice Ferrari avaliou positivamente a iniciativa. “Estou muito feliz em poder participar dessa escuta. Que possamos construir a cultura de Juazeiro assim, de forma organizada, participativa e transparente”, afirmou.


A Seculte também anunciou a reabertura de editais anteriores em setembro, em parceria com o Instituto Trocando Ideia, responsável pela condução técnica, auditoria e ajustes do processo seletivo. A instituição possui mais de 25 anos de experiência em políticas culturais no Brasil.


Para o superintendente de Cultura, Hertz Félix, a participação da comunidade é fundamental. “A cultura de Juazeiro precisa ser construída junto com quem vive, sente e faz a arte acontecer todos os dias. A audiência é um espaço de escuta e diálogo, onde cada voz importa”, destacou.



Fonte: Ascom PMJ

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page