top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Sintraf-Petrolina e Comsea Marcam Presença na I Oficina Estratégia Alimenta Cidades em Petrolina

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 20 de fev.
  • 2 min de leitura

ree

Marcelo Damasceno - Jornalista


A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf-Petrolina), Isália Damaceno, e a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Eliete Ferreira, estão participando da I Oficina Presencial da Estratégia Alimenta Cidades, realizada em Petrolina. O evento posiciona o município como a única cidade às margens do Rio São Francisco a integrar esse importante espaço de diálogo e co-criação de diagnósticos situacionais para fortalecer a agenda alimentar urbana e as políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Governo Federal em colaboração com Estados e municípios.


Evento Promove Diálogo e Planejamento Estratégico


As atividades da oficina foram iniciadas nesta quinta-feira (20) na sede da Uninassau, enquanto a programação de sexta-feira ocorrerá em campo. A iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre políticas públicas eficazes e equitativas, bem como fomentar a troca de experiências bem-sucedidas entre os 60 municípios participantes do projeto.


Durante o evento, será realizado um diagnóstico detalhado da segurança alimentar e nutricional de Petrolina, permitindo a identificação de estratégias essenciais para ampliar o acesso a uma alimentação de qualidade.


Fortalecimento da Alimentação Saudável nos Equipamentos Públicos


Entre os principais objetivos da Estratégia Alimenta Cidades está a ampliação da oferta de alimentos saudáveis nos equipamentos públicos. Para Eliete Ferreira, é fundamental fortalecer iniciativas que promovam uma alimentação equilibrada em locais como restaurantes populares, cozinhas solidárias, CRAS, CREAS, Unidades de Acolhimento, Centros de Convivência, Centro Dia, Centro Pop e, sobretudo, nas instituições de ensino.


“Precisamos estimular a introdução de alimentos saudáveis em programas públicos e apoiar iniciativas como hortas comunitárias e feiras livres, fortalecendo a produção local”, pontua Ferreira.


Conexão Entre Campo e Cidade: Propostas para Petrolina


As propostas discutidas durante a oficina incluem o mapeamento dos programas assistenciais do município e a exploração das potencialidades da conexão entre campo e cidade. De acordo com Isália Damaceno, um dos pontos cruciais é a atualização dos dados cadastrais do município, permitindo um incremento na aquisição de produtos da agricultura familiar para programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


“A dinâmica das políticas alimentares exige monitoramento contínuo para identificarmos novas oportunidades e garantirmos uma alimentação saudável para nosso município”, destaca Damaceno.


A participação ativa de Petrolina na Estratégia Alimenta Cidades reforça o compromisso do município com a segurança alimentar e a inclusão da agricultura familiar nas políticas públicas, promovendo um modelo sustentável de produção e consumo de alimentos.



Fonte: Mônia Ramos- Jornalista / Ascom


Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page