STTAR Petrolina promove seminário sobre direitos humanos e trabalhistas no Vale do São Francisco
- Marcelo Damasceno
- 20 de fev
- 2 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Petrolina realizou, nesta quinta-feira (20 de fevereiro), um seminário para apresentar o projeto "Lutas Globais pelos Direitos dos Trabalhadores – Advogando por uma Transição Justa nas Cadeias de Valor Alimentar no Brasil e na África do Sul". A iniciativa conta com a parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais (CONTAR), OXFAM Brasil e OXFAM Alemanha.
📌 Municípios contemplados
O projeto será implementado nos principais polos de produção de uva e manga do Vale do São Francisco, abrangendo cidades de Pernambuco como Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Inajá, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, além dos municípios baianos de Abaré, Curaçá, Juazeiro, Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho.
📌 Objetivos do projeto
✔ Fortalecer a luta dos trabalhadores rurais por condições dignas de trabalho;
✔ Ampliar o conhecimento sobre direitos trabalhistas e direitos humanos em meio às mudanças globais;
✔ Fortalecer a articulação entre CONTAR, sindicatos regionais e organizações parceiras, promovendo maior mobilização e estratégias políticas;
✔ Pressionar o Congresso Nacional e o governo federal para a criação e implementação de políticas públicas em benefício dos trabalhadores assalariados rurais.
📌 Troca de experiências e impacto global
Além de promover debates e capacitações, o projeto prevê a troca de experiências entre sindicatos, trabalhadores e parceiros para discutir desafios e avanços na luta por direitos trabalhistas. Também será realizado um intercâmbio internacional com trabalhadores e lideranças da África do Sul.
📌 Combate ao trabalho análogo à escravidão
O seminário reforçou o compromisso das entidades em garantir direitos fundamentais, definir estratégias eficazes e ampliar a discussão sobre condições de trabalho no setor agrícola. O objetivo é impulsionar mudanças concretas para assegurar mais dignidade e segurança aos trabalhadores, reconhecendo sua importância e garantindo melhorias nas condições laborais.
📍 ASCOM STTAR Petrolina






Comentários