STTAR Petrolina Realiza Assembleias para Debater Convenção Coletiva e Direitos Trabalhistas
- Marcelo Damasceno
- 15 de fev.
- 1 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) está promovendo assembleias com a categoria para discutir as Negociações Coletivas e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que regula as relações de trabalho no setor rural. O sindicato já visitou dez fazendas para ouvir os trabalhadores sobre cláusulas econômicas da CCT.
Impasse nas Negociações
As Mesas de Negociações Coletivas começaram em 11 de dezembro de 2024, mas até o momento, não houve acordo entre trabalhadores e empregadores. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o setor patronal apresentou uma proposta de cesta básica, condicionada à retirada de direitos históricos, como a redução de duas horas no dia do pagamento.
Na última quinta-feira (13), após uma assembleia no Projeto N5, em Petrolina, a empresa Frutos do Sol fechou os portões, impedindo os trabalhadores de exercerem suas atividades, liberando apenas o transporte para retorno às suas casas.
Insatisfação dos Trabalhadores
Além das questões salariais e benefícios, os trabalhadores relataram condições precárias de trabalho em algumas fazendas. Segundo a presidente do STTAR, Maria Joelma, 2025 precisa ser um ano de mudanças, e a classe patronal não pode impor retirada de direitos conquistados ao longo dos anos.
O STTAR seguirá com as assembleias e aguarda um novo posicionamento dos empregadores para dar continuidade às negociações.






Comentários