A culinária riquíssima de Caboclo no livro BOCA DE FORNO!
- Marcelo Damasceno
- 26 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jan.

Cosme Cavalcanti, arquiteto petrolinense, com coração espalhado pelo Piauí do patriarca Valério Coelho Rodrigues e um cérebro com a lucidez de Afrânio celebrando as fontes inesgotáveis de Caboclo. E muitos capítulos nessa coloração gigante pra aplaudir a grandeza artística, religiosa, social e até das motivações que surgem da cozinha inteligente e com um livro, BOCA DE FORNO.
As delícias do licor do tamarindo adocicado nessa gastronomia mais que centenária. O sequilho ou a paçoca de vovó Leocádia, tudo muito todo dia na mesa mais caatingueira e com os pratos mais repletos dessas receitas caseiras, em família Cavalcanti. O que atravessou o imenso Mar Atlântico desde as terras lusitanas. O que foi adaptado aos sertões de Piauí e Pernambuco.
O LIVRO BOCA DE FORNO já está publicado e distribuído, começando por Caboclo até Petrolina. Sua inspiração sob essa literatura disponível no comportamento e na criatividade mais original de todas as cozinhas que têm seus pilares nesse chão piauiense e pernambucano.
Essa primazia nos reúne como gente miscigenada. E uma história em curso, com seus personagens e seus valores organizados em cada detalhe, em cada recorte onde nós vemos o traço da família Cavalcanti. Essa vertente de Portugal mais de 300 anos até agora.
Petrolina e Caboclo celebram cada invenção, cada tecnologia, irmanadas na ciência que nos devolve vida. A ciência da BOCA DE FORNO, e sua multiplicação em culinária simples porém, com poesia farta e jornalismo em movimento. Para que nos sirvamos com muito apetite. E tenhamos a noção exata dessas iguarias nas prateleiras que adornam essa BOCA DE FORNO.
Marcelo Damasceno
Rádio TRANSRIO FM
Juazeiro e Petrolina






Comentários