Aposentados e pensionistas do INSS já podem contestar descontos indevidos presencialmente nos Correios
- Marcelo Damasceno
- 27 de mai.
- 1 min de leitura

Desde a última sexta-feira (24), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificarem descontos associativos não autorizados em seus benefícios já podem buscar atendimento presencial em uma das 4.730 agências dos Correios espalhadas por todo o país.
A medida faz parte de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e os Correios, com o objetivo de facilitar o acesso a esse tipo de serviço, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades nos canais digitais.
Nas agências dos Correios, os beneficiários podem:
Verificar a existência de descontos indevidos;
Solicitar a contestação de cobranças;
Confirmar autorizações anteriores;
Acompanhar o andamento das contestações;
Analisar documentos apresentados por associações;
Obter instruções impressas sobre como usar os canais digitais do INSS.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou número do INSS.
Se o titular do benefício não puder comparecer pessoalmente, um representante legal com procuração autenticada em cartório poderá consultar as informações. No entanto, ações como contestar cobranças só podem ser feitas pelo próprio beneficiário.
A iniciativa visa proteger os aposentados e pensionistas contra cobranças irregulares que têm se tornado recorrentes nos últimos anos.
Por Marcelo Damasceno






Comentários