Cooperativas de todo o Brasil confirmam presença no International Coop Semiárido (ICS) em Juazeiro
- Marcelo Damasceno
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Por Marcelo Damasceno – Petrolina (PE)
Com apoio das organizações do Sistema OCB Nacional, Bahia e Pernambuco, cooperativas de todo o Brasil já confirmaram presença no International Coop Semiárido (ICS), evento que será realizado de 31 de julho a 2 de agosto, no Complexo Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro (BA). A iniciativa pretende debater soluções sustentáveis para o Semiárido, com destaque para a atuação estratégica do cooperativismo nesse território desafiador e promissor.
Instituições como o Sistema Oceb e o Sistema OCB/PE, em articulação com a realizadora WEX, estão colaborando na definição da programação, que será composta por palestras, seminários, workshops e painéis com especialistas em recursos hídricos, agricultura, energia renovável, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Debate internacional sobre o Semiárido
A proposta do ICS é reunir experiências de cooperativas brasileiras e internacionais que atuam de forma inovadora e resiliente em regiões áridas e semiáridas, promovendo crescimento sustentável, inclusão social e geração de renda.
“Discutir o Semiárido nordestino é discutir o bioma Caatinga, a população que vive nele, a economia e suas peculiaridades”, destacou Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. Ele vê no evento uma oportunidade para ampliar a compreensão sobre o papel transformador do cooperativismo.
Já o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, chamou atenção para a complexidade e diversidade do Semiárido:
“É preciso pensar o campo e a cidade. Produção sustentável, problemas urbanos e soluções tecnológicas devem caminhar juntos.”
Conexão entre regiões e inovação no cooperativismo
Com cooperativas de diversas partes do país inscritas, o evento será também uma vitrine para cases de sucesso e práticas que podem ser replicadas em outras regiões. A expectativa é de que o ICS se consolide como uma plataforma de intercâmbio de conhecimento e soluções, integrando saberes locais com inovações globais.






Comentários