Eleições no Congresso: Pernambucanos Disputam Cargos na Mesa Diretora da Câmara e do Senado
- Marcelo Damasceno
- 1 de fev.
- 2 min de leitura

Acontece neste sábado (1), a partir das 16h, as eleições para composição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Três pernambucanos estão cotados para cargos nas duas Casas: Lula da Fonte (PP) e Carlos Veras (PT), na Câmara; e Humberto Costa (PT) no Senado.
Na Câmara, Lula da Fonte é nomeado para a 2ª vice-presidência, enquanto Carlos Veras é cotado para a 1ª secretaria. Já no Senado, Humberto Costa foi indicado para a 2ª vice-presidência.
Entre 2021 e 2023, Pernambuco estava representado na Mesa Diretora na figura de Luciano Bivar (União), que comandou a 1ª secretaria.
Em entrevista ao JC, Carlos Veras destacou a importância de ocupar um cargo como a primeira-secretaria, uma espécie de “prefeitura da Câmara”, responsável por questões administrativas e financeiras. Para o deputado, a indicação ao cargo representa uma posição importante do PT para garantir um “ambiente saudável” na Casa e viabilizar a aprovação de pautas.
Ainda de acordo com o deputado Carlos Veras, a prioridade de discussão da bancada governista é a continuidade da reforma tributária, especialmente na aprovação da isenção do imposto de renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil.
“Nós temos a continuidade da reforma tributária, porque a gente precisa aprovar a isenção de imposto de renda para as pessoas que ganham até R$ 5 mil. E eu não tenho dúvida que esse é um dos grandes projetos e um grande passo, que nós vamos dar continuidade ao processo, com a nossa presença na mesa, na Colégio dos Líderes, nas reuniões da Mesa Diretora, nesse diálogo com o governo federal e a relação muito próxima com o governo do Presidente Lula”, enfatizou.
Para o cargo de presidente, Hugo Motta desponta como amplo favorito, tendo o apoio do atual presidente Arthur Lira e do governo Lula, além de grande parte dos deputados.
Fonte, JC
Marcelo Damasceno






Comentários