Festa do Tomate de Açude Saco comemora 28 anos com esporte, tradição, fé e valorização da produção agrícola de Lagoa Grande
- Marcelo Damasceno
- 29 de jul.
- 2 min de leitura

A comunidade de Açude Saco, na zona de sequeiro de Lagoa Grande (PE), celebrou com entusiasmo a 28ª edição da Festa do Tomate, realizada na sexta (25) e sábado (26). O evento, que une tradição, cultura e reconhecimento ao trabalho dos produtores locais, contou com shows musicais, churrasco comunitário, culto de ação de graças, a final da 19ª Copa do Tomate e a escolha da rainha e princesa da festa.
A prefeita Catharina Garziera participou ativamente das comemorações e destacou o simbolismo da festa para a economia e a identidade cultural do município.
“É uma alegria enorme prestigiar mais um ano deste evento. Que ele se fortaleça a cada edição. Parabenizo toda a associação, em nome de Gilvan, pelos 28 anos de celebração do potencial da nossa terra”, afirmou.
Para José Gilvan, presidente da Associação dos Produtores de Tomate de Açude Saco e Região, a festa é mais do que um evento: é um momento de união comunitária e valorização da produção agrícola que coloca Lagoa Grande entre os maiores polos do estado.
“Só em ver a comunidade feliz, já vale todo o esforço. Temos desafios, mas é fundamental celebrar nossa cultura e a força dos nossos produtores”, declarou Gilvan.
Copa do Tomate e escolha da Rainha
A tradicional Copa do Tomate, em sua 19ª edição, teve uma final disputada entre Pet Shop e Vermelhos, com vitória do Pet Shop por 1 a 0, gol marcado por Gabriel.
Já na escolha das majestades, Josy Rodrigues foi coroada rainha da Festa do Tomate 2025, e Mônica Rafaella recebeu o título de princesa.
Fé e música para todos os gostos
A primeira noite foi marcada por um culto de louvor e adoração, com participações de artistas regionais e da cantora Monaiza Carvalho. No sábado, o público curtiu shows de Rogério Silva, Matheus do Acordeon e Turma da Pizadinha, garantindo muita animação até o fim.
Fonte: Ascom PMLG






Comentários