Grupo Sereias do Rio promove mutirão de limpeza do São Francisco com apoio da Prefeitura de Juazeiro
- Marcelo Damasceno
- 15 de set.
- 2 min de leitura

Com o objetivo de sensibilizar a população, promover a educação ambiental e reforçar o sentimento de pertencimento com o Rio São Francisco, o grupo Sereias do Rio realizou neste domingo (14) o mutirão “Velho Chico + Limpo”, que contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, Marinha do Brasil, Colégio da Polícia Militar da Bahia, grupo Guarda-Vidas Anjos do Rio e dezenas de voluntários.
Durante a ação, mergulhadores retiraram resíduos do fundo do rio e equipes de apoio realizaram a limpeza das margens no trecho entre a sede da Marinha e a Ponte Presidente Dutra. Foram encontrados pneus, bicicletas e grande quantidade de garrafas.
“O rio não é um local de descarte. É incrível como muitas pessoas querem usufruir do São Francisco, mas não se preocupam em preservá-lo. Quem mergulha aqui vê de tudo”, destacou o voluntário Matheus Mattos.
A estudante Ana Júlia, do Colégio da Polícia Militar da Bahia, ressaltou o caráter educativo da ação:
“O Rio São Francisco é muito mais que água, ele é vida. É importante que todos nos empenhemos em preservá-lo. Ele faz parte de Juazeiro e Petrolina.”
O mutirão integra a programação da 1ª Travessia do Nego D’Água, competição de natação em águas abertas inspirada na lenda do guardião do rio, que será realizada em novembro.
“Nada mais justo que, antes de cairmos em suas águas, cuidemos dele. Esse mutirão é um ato de respeito e de amor ao Velho Chico”, afirmou Alice Rocha, idealizadora da ação.
Fonte: Ascom PMJ






Comentários