"Guerra dos Bonés" no Planalto: Lula Usa Acessório com Frase Patriótica e Oposição Rebate com Slogan de Bolsonaro
- Marcelo Damasceno
- 4 de fev.
- 2 min de leitura

A disputa simbólica entre governo e oposição ganhou mais um episódio nesta terça-feira (4), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em suas redes sociais vestindo um boné azul com a frase "O Brasil é dos brasileiros". O slogan, criado pelo ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), rapidamente viralizou.
No vídeo, Lula não faz declarações, apenas coloca o boné na cabeça. O acessório é o mesmo que foi utilizado por ministros do governo durante a eleição para as presidências da Câmara e do Senado, no sábado (1º).
Oposição Responde com Boné de Bolsonaro
A reação da oposição veio na segunda-feira (3), durante a abertura do ano legislativo no Congresso Nacional. Parlamentares opositores apareceram usando bonés com os dizeres "Comida barata novamente. Bolsonaro 2026".
Além disso, opositores protestaram no plenário, entoando o coro:"Lula, cadê você? O povo não está tendo o que comer."
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ironizou a reação da oposição e defendeu o boné usado por Lula:
"Aqui, ninguém bate continência para a bandeira de outro país. Valorizamos o Brasil e os brasileiros."
Inspiração nos EUA
O uso de bonés como símbolo político não é novidade. O acessório foi popularizado nos Estados Unidos em 2016, quando o então candidato Donald Trump adotou o famoso boné vermelho com a frase "Make America Great Again" (MAGA).
Desde então, o item se tornou um símbolo da direita norte-americana e ganhou ainda mais força com a reeleição de Trump no último ano. No Brasil, políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), já foram vistos utilizando o boné MAGA em eventos políticos.
📸 Imagem: Reprodução/Ricardo Stuckert e Redes Sociais






Comentários