top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Juazeiro implementa programas do Instituto Ayrton Senna para corrigir distorção idade-série na rede municipal

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

Professores participam de formação sobre os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que serão aplicados em quatro escolas municipais
Professores participam de formação sobre os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que serão aplicados em quatro escolas municipais

Por Marcelo Damasceno


Com o objetivo de combater a defasagem escolar e promover equidade na aprendizagem, a Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) está promovendo, até esta sexta-feira (06), uma formação inicial para professores da rede municipal que atuarão nos programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil”, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna (IAS).


A iniciativa integra uma parceria entre o município e o instituto, com foco em resolver a distorção idade-série — situação em que o estudante está em uma série abaixo da adequada para sua idade — especialmente em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.


“Esses programas têm um impacto muito importante porque contribuem para a correção da distorção idade-série, garantindo a recuperação da aprendizagem, a melhoria da autoestima e a continuidade da trajetória escolar dos alunos”, destacou Maria de Fátima Teles, coordenadora dos programas de correção de fluxo na Seduc.


Metodologia integrada


De acordo com Claudiana Tavares, formadora do “Se Liga” e “Acelera Brasil”, os programas atuam de maneira diferenciada para públicos específicos. “O ‘Se Liga’ é voltado à alfabetização de crianças que, mesmo após diversas oportunidades, não conseguiram se alfabetizar. Já o ‘Acelera’ busca corrigir o fluxo escolar, permitindo que o estudante avance dois anos em um, com foco tanto na aprendizagem cognitiva quanto no desenvolvimento socioemocional”, explicou.


A professora Rozane Andrade Viana, que participa da formação, enfatizou os ganhos da proposta: “Essa formação está trazendo grandes benefícios para que possamos fortalecer a recuperação da aprendizagem das crianças em distorção idade-série e também levar mais autoestima para o seu cotidiano.”


Escolas contempladas


Os programas serão implementados, inicialmente, nas seguintes unidades da rede municipal:

  • Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha

  • Escola Municipal Anália Barbosa de Souza

  • Escola Municipal Presidente Tancredo Neves

  • Escola Municipal Professora Carmem Costa Santos


A expectativa da Seduc é que a iniciativa contribua significativamente para a melhoria dos indicadores educacionais do município, promovendo a inclusão e o sucesso escolar de centenas de estudantes.



Fonte: Ascom PMJ

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page