Lula avalia trocar ministra da Saúde por Alexandre Padilha
- Marcelo Damasceno
- 25 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (25) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que enfrenta críticas dentro do governo e pode ser substituída. Logo depois, Lula também recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, cotado para assumir o cargo caso a troca seja confirmada.
O encontro aconteceu após ambos participarem de um evento no Palácio do Planalto, onde foi anunciado um acordo para a produção de vacinas contra a dengue.
Desgaste e possível substituição
Fontes do governo indicam que Lula já decidiu substituir Nísia Trindade, mas a decisão ainda não foi oficializada. Padilha, que já foi ministro da Saúde no primeiro mandato de Dilma Rousseff, é o favorito para assumir a pasta.

Entre os fatores que geraram insatisfação com a atual gestão, está o andamento do programa Mais Acesso a Especialistas, criado para ampliar consultas e exames especializados no SUS. No Planalto, há a percepção de que a iniciativa poderia ser uma das marcas do terceiro mandato de Lula, que enfrenta uma queda na popularidade.
Nesta terça, durante o evento ao lado de Nísia, Lula optou por não discursar e, ao ser questionado por jornalistas sobre a possível troca no comando da Saúde, não respondeu. Mais tarde, o presidente publicou uma foto ao lado da ministra em suas redes sociais.
Por Marcelo Damasceno
Fonte: G1






Comentários