top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Moradoras da Ilha do Massangano, em Petrolina, concluem cursos de capacitação para a primeira Feira de Empreendedoras.

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 31 de jan.
  • 2 min de leitura

ree


A semana de cursos de culinária rural e doces, promovida como parte da qualificação para a I Feira de Mulheres Empreendedoras da Ilha do Massangano, chegou ao fim neste sábado (25). A iniciativa trouxe novas oportunidades para mulheres da comunidade, como Dona Francisca dos Santos, de 59 anos, que nasceu e sempre viveu na ilha.


“Foi maravilhoso. Aqui na ilha temos muitas frutas que antes usávamos apenas para sucos, desperdiçando o restante. Agora, aprendemos a aproveitá-las ao máximo para criar produtos saborosos. Tudo isso será apresentado na feira, que terá comidas deliciosas”, compartilhou.


Aparecida de Oliveira, de 24 anos, também participou da capacitação e destacou a importância do aprendizado.

“Aprendi a higienizar os alimentos para aumentar sua durabilidade e a utilizar os produtos da ilha na fabricação dos nossos itens. Foi um curso muito produtivo, e os alimentos vendidos na feira terão alta qualidade”, ressaltou.


Carla Santos, de 43 anos, proprietária de um restaurante na ilha, já planeja aplicar os conhecimentos adquiridos para inovar no cardápio.


“Tenho várias novidades para incluir. Agora teremos pratos ainda mais saborosos, bonitos e regionais, exatamente como os clientes gostam. Vou colocar tudo em prática”, afirmou.

Greycionara dos Santos, de 36 anos, também está animada com as possibilidades que se abriram.

“Antes, perdíamos muitas mangas. Agora, sabemos como transformá-las em polpa, geleia e doces, além de aproveitar outros produtos locais, como a uva. São sabores diferenciados que valorizam nossa produção”, contou.


A capacitação foi ministrada pela instrutora do Senar, Alessandra Vasconcelos, que passou a semana em imersão com as mulheres da ilha. A ação é fruto de uma parceria com a Instância de Governança do Turismo (IGR) Águas e Vinhos, que abrange oito municípios do Sertão do São Francisco.


“Essa é a primeira iniciativa voltada aos moradores da Ilha do Massangano, um importante ativo turístico. O maior patrimônio desta localidade são seus moradores, que produzem e recebem os turistas”, destacou Anastácia Vasconcelos, presidente da IGR Águas e Vinhos.


A mobilização das empreendedoras foi conduzida pela Agência de Desenvolvimento de Líderes do São Francisco (ADLíder), que apoia a realização da feira.


“Já estamos vendo os primeiros resultados das ações da ADLíder na ilha, e tenho certeza de que muitos outros virão a partir desse evento”, afirmou Ruy Holanda, presidente da ADLíder.


I Feira de Mulheres Empreendedoras da Ilha do Massangano

A primeira edição da Feira de Mulheres Empreendedoras da Ilha do Massangano acontecerá no dia 15 de fevereiro, no pátio de eventos da ilha, a partir das 16h. O evento será aberto ao público de Petrolina e contará com cerca de 20 expositoras, além de atrações musicais e culturais.



Matéria originalmente publicada no blog Coluna Bastidor.

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page