📌 Prefeito de Juazeiro será único representante do Norte e Nordeste em conferência internacional sobre “tarifaço”
- Marcelo Damasceno
- 22 de set. de 2025
- 1 min de leitura

O prefeito Andrei Gonçalves será um dos três gestores brasileiros a participar da Conferência Nacional de Prefeitos dos Estados Unidos, em Oklahoma, entre os dias 25 e 27 de setembro. Ele será o único representante das regiões Norte e Nordeste no encontro, que discutirá alternativas para mitigar os efeitos do “tarifaço” imposto por Donald Trump sobre exportações brasileiras.
Além de Andrei, participam Anderson Farias (prefeito de São José dos Campos/SP) e Alexandre Ferreira (prefeito de Franca/SP). A conferência reunirá 30 a 40 prefeitos norte-americanos e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) do Brasil, com o objetivo de construir uma carta de cooperação contra os prejuízos econômicos provocados pelas tarifas.
📊 Importância para Juazeiro e o Vale do São FranciscoJuazeiro e Petrolina respondem por mais de 90% das exportações de manga e uva do Brasil, diretamente ameaçadas pelo aumento das tarifas.
“O tarifaço imposto pelos Estados Unidos ameaça esse ecossistema produtivo, com risco de queda de até 70% nas exportações. Isso não é apenas uma questão comercial, mas algo que pode redesenhar cadeias produtivas e afetar o equilíbrio social e econômico da região”, destacou Andrei.
O prefeito também ressaltou o papel estratégico do sertão nordestino:
“Ao ocuparmos esse espaço, mostramos a força do interior como polo agroexportador e nos colocamos como voz ativa nas decisões que impactam o comércio global de frutas.”
Fonte: Ascom PMJ






Comentários