top of page
PMJ---Banners-Site---CARNAVAL-728X90.gif

Raquel Lyra fortalece PSD em Pernambuco e conquista vitória política na Alepe

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 8 de abr. de 2025
  • 1 min de leitura

Em evento realizado na noite desta segunda-feira (7), no Novotel Recife Marina
Em evento realizado na noite desta segunda-feira (7), no Novotel Recife Marina

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deu um passo decisivo em seu projeto de reeleição ao consolidar sua filiação ao PSD e liderar a migração em massa de prefeitos para a nova sigla. Em evento realizado na noite desta segunda-feira (7), no Novotel Recife Marina, 31 dos 32 gestores eleitos anteriormente pelo PSDB oficializaram a adesão ao novo partido da governadora, consolidando o PSD como uma das principais forças políticas do Estado. A única ausência foi o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.


A movimentação é estratégica: Raquel, que se mostrava desconfortável no antigo partido, encontrou no PSD — presidido nacionalmente por Gilberto Kassab — o espaço político ideal para liderar e se articular para 2026. O gesto de força também responde diretamente ao presidente da Alepe, Álvaro Porto, que assumiu o controle do PSDB local e viu uma debandada de lideranças tucanas. Com a adesão dos prefeitos, Raquel demonstra controle sobre sua base e capacidade de articulação.


Além do avanço partidário, a governadora obteve outra vitória relevante: a retirada de pauta da PEC do deputado Alberto Feitosa, que aumentaria para 2% da Receita Corrente Líquida o valor das emendas parlamentares. A proposta, considerada indigesta para o Executivo, perdeu força após Raquel reunir 26 dos 49 deputados estaduais para alinhar posicionamentos. Sem os 30 votos necessários, a PEC foi retirada temporariamente, garantindo um alívio estratégico ao governo, embora o tema possa retornar ao debate até o fim do ano.



Fonte: Márcio Didier

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page