Raquel Lyra oficializa Gilson Monteiro Filho como novo secretário de Educação de Pernambuco
- Marcelo Damasceno
- 7 de fev.
- 2 min de leitura

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou oficialmente Gilson Monteiro Filho como o novo titular da Secretaria de Educação do Estado (SEE). A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira (7), durante a inauguração da Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, em Lagoa de Itaenga. A informação foi publicada pelo Blog da Folha e validada pela coluna Enem e Educação.
Terceiro secretário em dois anos de gestão
Monteiro é o terceiro secretário a assumir a pasta em dois anos da gestão de Raquel Lyra. Ele substitui Alexandre Schneider, que pediu demissão em 9 de janeiro, alegando razões pessoais e a necessidade de estar mais próximo da família.
Dentre as principais iniciativas da Secretaria de Educação, destaca-se o programa Juntos pela Educação, que prevê um investimento de R$ 5,5 bilhões para o fortalecimento da rede pública de ensino no estado.
"Tenho muita confiança no trabalho que Gilson Monteiro vem desempenhando na Secretaria de Educação nesses dois anos. Com experiência e empenho, ele dará continuidade às metas do Juntos pela Educação, com importantes entregas e R$ 5,5 bilhões já garantidos para avançarmos ainda mais", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Trajetória de Gilson Monteiro Filho
Antes de assumir o comando da SEE, Gilson Monteiro atuava como secretário executivo de Administração e Finanças da Educação. Ele faz parte da equipe de Raquel Lyra desde o início de sua gestão estadual e também colaborou com a governadora durante seu mandato como prefeita de Caruaru.
Formação e experiência:
Formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces);
Procurador do município de Caruaru (2009 – 2019);
Secretário executivo de Licitações e Contratos de Caruaru (2020 – 2021);
Secretário de Administração de Caruaru (2022);
Secretário executivo de Administração e Finanças da SEE-PE (2023 – 2025).
Com sua nomeação, Gilson Monteiro Filho assume o compromisso de fortalecer a política educacional do estado, garantindo avanços na infraestrutura, qualidade do ensino e formação dos profissionais da educação.
📌 Fonte: Blog da Folha






Comentários