Trump anuncia tarifa de 25% sobre aço e alumínio; Brasil pode ser impactado
- Marcelo Damasceno
- 10 de fev.
- 1 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, a partir desta segunda-feira (10), serão aplicadas tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio. Esses produtos estão entre os principais itens exportados pelo Brasil para o mercado americano.
"Todo o aço que chegar aos Estados Unidos terá 25% de tarifas", declarou Trump a bordo do avião presidencial Air Force One, neste domingo (9). O mesmo percentual será aplicado ao alumínio importado.
O Canadá é o maior fornecedor de aço e alumínio para os Estados Unidos, seguido por Brasil, México e Coreia do Sul. Em 2024, o Brasil foi o segundo maior exportador de aço para os EUA, atrás apenas do Canadá, segundo o Departamento de Comércio Americano. Já no setor de alumínio, as exportações brasileiras representaram 15% do total americano em 2023 e 14% em 2024, conforme o anuário da Associação Brasileira do Alumínio.
Durante o primeiro mandato de Trump, o setor já enfrentou medidas protecionistas semelhantes, mas posteriormente o Brasil recebeu cotas isentas de tarifas, assim como México e Canadá.
O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a nova decisão. No entanto, o presidente Lula já declarou anteriormente que pretende manter uma relação de “reciprocidade” em relação às medidas protecionistas de Trump, que também têm afetado países como México, Canadá e China.
📌Fonte: JC






Comentários