top of page
PMJ_147anos_BANNERS_DIGITAISPMJ_IPTU_728x90.jpg

ESCUTA POPULAR FORTALECE O SUS: LAGOA GRANDE REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA COM COMUNIDADES RURAIS

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
As comunidades rurais de Lagoa Grande participaram da Pré-Conferência Municipal de Saúde, colaborando com propostas e reflexões para o fortalecimento do SUS no interior do município.
As comunidades rurais de Lagoa Grande participaram da Pré-Conferência Municipal de Saúde, colaborando com propostas e reflexões para o fortalecimento do SUS no interior do município.

A construção de uma saúde pública mais humanizada e próxima da realidade das comunidades teve um importante capítulo na última sexta-feira (12), quando a Pré-Conferência Municipal de Saúde reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Lagoa Grande. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, integrou a agenda preparatória para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 30 de julho, no CTA.


Com o tema “Cuidar da Saúde de nossa gente: desafios e compromissos para um SUS forte e humanizado”, a escuta foi direcionada às comunidades da zona rural do município, onde estão concentradas muitas das demandas mais urgentes da Atenção Básica.


Pautas construídas a partir do território


Segundo Bergson Pereira, coordenador de Planejamento em Saúde da Sesau, o momento foi essencial para levantar as reais necessidades dos moradores da zona rural. “Essa coleta de informações visa planejar a pauta da Conferência atendendo às necessidades de saúde de todo o território”, afirmou.


Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Nailton, o processo participativo das pré-conferências dá voz direta ao cidadão. “Essas escutas são um chamamento à sociedade. No dia 30, todas essas demandas estarão contempladas na Conferência Municipal, que consolidará esse diálogo entre comunidade e gestão”, pontuou Nailton.


Escutar para transformar


Regivando Siqueira, que integra tanto o Conselho de Desenvolvimento Sustentável quanto o Conselho de Saúde, destacou a importância de uma programação antecipada e bem conduzida:


“É uma escuta que se faz necessária, onde a população pode externar seus anseios e propor as mudanças necessárias para melhorar a saúde básica da nossa cidade.”

As próximas etapas das escutas ocorrerão nas regiões de Açude Saco e Malhada Real, dando continuidade ao compromisso da Prefeitura de Lagoa Grande com uma saúde construída de forma participativa e integradora.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande

Comments


bottom of page