top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Momento Sputnik 2.0: DeepSeek Abala Mercados Ocidentais e Redefine a Corrida da IA

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 28 de jan.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 29 de jan.


ree


'MOMENTO SPUTNIK' | “Não há nada que você faça bem que um prodígio chinês ainda criança não faça melhor.” Nesta segunda-feira (27), o misto de truísmo e gracejo que circula há tempos na internet calou fundo, mas no bolso dos investidores do Ocidente.


Diante da proeza técnica da DeepSeek — a firma chinesa que treinou modelos de inteligência artificial ultrassofisticados a custo menor que o de rivais americanas e sem acesso a chips ocidentais badalados —, as Bolsas americanas reviveram o “Momento Sputnik” da Guerra Fria e sangraram centenas bilhões de dólares no pregão.


Nenhuma companhia representa mais esse baque do que a Nvidia, do CEO Jensen Huang (foto), o colosso californiano que foi alçado ao rol das empresas mais valiosas do planeta graças à demanda por seus chips de IA. Acontece que a DeepSeek não precisou usar os processadores mais sofisticados da Nvidia para criar aplicações mais eficientes que seus pares americanos, fazendo com que os investidores passassem a reavaliar a precificação atribuída à companhia de Huang.


📱💻 Mais detalhes no site do #JornalOGlobo: https://x.gd/9w2fg

📷: Bridget Bennett/Bloomberg

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page