top of page

Receita Federal libera consulta ao maior lote de restituição do IR da história: mais de R$ 11 bilhões serão pagos em maio

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

Primeira liberação de 2025 beneficia 6,3 milhões de contribuintes; restituições priorizam idosos, professores, pessoas com doenças graves e usuários de Pix e pré-preenchida
Primeira liberação de 2025 beneficia 6,3 milhões de contribuintes; restituições priorizam idosos, professores, pessoas com doenças graves e usuários de Pix e pré-preenchida

Por Marcelo Damasceno – Petrolina (PE)



A partir das 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história, tanto em número de beneficiados quanto em valor total. Cerca de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões em restituições referentes ao primeiro lote de 2025, que será pago no próximo dia 30 de maio.


Além das restituições regulares, o lote contempla também valores residuais de anos anteriores. Todo o montante será destinado a contribuintes com algum tipo de prioridade legal ou processual, conforme previsto nas regras da Receita.


Quem tem prioridade neste lote


Entre os beneficiados, estão contribuintes que se enquadram nas seguintes categorias:

  • 2.375.076 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix com chave CPF;

  • 2.346.445 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

  • 1.096.168 professores, cuja maior fonte de renda é o magistério;

  • 240.081 pessoas com mais de 80 anos;

  • 199.338 contribuintes com doença grave, deficiência física ou mental.


Apesar de não serem priorizados por lei, os contribuintes que utilizaram simultaneamente a declaração pré-preenchida e o Pix passaram a ter prioridade no processamento da restituição em 2025, como forma de incentivo à digitalização e à agilidade no processo.


Como consultar a restituição


A consulta pode ser realizada diretamente no site da Receita Federal, acessando a seção Meu Imposto de Renda e clicando na opção Consultar a Restituição. O serviço também está disponível via aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets (iOS e Android).


Caso o contribuinte não conste neste primeiro lote, é possível verificar pendências no sistema e-CAC, na seção Malha Fina, e enviar uma declaração retificadora, se necessário. Os pagamentos dos demais lotes ocorrerão ao longo do segundo semestre.


E se a restituição não cair na conta?


Se o crédito não for depositado por motivo de conta encerrada ou erro bancário, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento:

  • Capitais: 4004-0001

  • Demais localidades: 0800-729-0001

  • Atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva: 0800-729-0088


Após esse prazo, o valor só poderá ser solicitado por meio do Portal e-CAC, no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada.


Comments


bottom of page