Restituição do Imposto de Renda: Receita Federal libera maior lote da história nesta segunda (30)
- Marcelo Damasceno
- 30 de jun
- 2 min de leitura

Mais de 6,5 milhões de contribuintes serão beneficiados com R$ 11 bilhões; pagamentos contemplam também lotes residuais de anos anteriores
A Receita Federal iniciou nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, e este já é o maior lote da história em termos de volume financeiro e número de contribuintes atendidos. Ao todo, serão depositados R$ 11 bilhões, contemplando 6.545.322 pessoas físicas que entregaram a declaração nas primeiras semanas do prazo.
Além dos contribuintes deste ano, o lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, beneficiando cidadãos que estavam retidos na malha fina ou que regularizaram pendências recentes.
Segundo a Receita, todos os beneficiados neste lote fazem parte dos grupos prioritários, com destaque para aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix, que passaram a ter prioridade no processamento.
📊 Distribuição dos beneficiados
4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e indicaram chave Pix (CPF) para recebimento;
1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
496.650 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério;
148.090 contribuintes com mais de 80 anos;
91.363 pessoas com deficiência física ou mental ou com doença grave.
Importante destacar que, neste lote, não haverá pagamento a contribuintes fora dos critérios de prioridade.
💻 Como consultar a restituição?
A consulta ao lote está disponível desde o último dia 23, por meio do portal oficial da Receita Federal. Para verificar se terá o valor creditado, o contribuinte deve acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita Federal, compatível com smartphones e tablets.
💸 Como será feito o pagamento?
O valor será depositado diretamente na conta bancária ou chave Pix (CPF) informada na declaração. Caso ocorra algum erro — como conta inativa ou incorreta — os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.
Para reagendar o crédito, o contribuinte pode acessar o Portal BB ou entrar em contato com a Central de
Relacionamento do banco pelos seguintes números:
Capitais: 4004-0001
Demais localidades: 0800-729-0001
Atendimento exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088
Se o resgate não for realizado dentro de um ano, o valor poderá ser solicitado novamente por meio do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, opção “Meu Imposto de Renda”, e depois “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Por Marcelo Damasceno






Comentários