TCE-PE propõe criação de 56 novas funções e avança para concurso público em 2025
- Marcelo Damasceno
- 30 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, encaminhou nesta segunda-feira (28) à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de 56 novas funções no quadro de servidores da instituição, com vistas à realização de concurso público em 2025.
A proposta, além de ampliar o número de cargos, visa também recompor a força de trabalho diante das recentes aposentadorias. O projeto ainda passará pela análise e aprovação da Alepe antes de ser efetivado.
Segundo o PL, o concurso público contará com a seguinte distribuição de vagas:
Auditor de Controle Externo – 19 vagas
7 para a área de Contas Públicas
5 para Saúde Pública
3 para Obras Públicas
4 para Tecnologia da Informação
Analista de Controle Externo – 19 vagas
9 para Contas Públicas
6 para Obras Públicas
4 para Tecnologia da Informação
Analista de Gestão – 18 vagas
9 para Administração
9 para Julgamento
Procurador Jurídico – 2 vagas
A ocupação dos cargos ocorrerá progressivamente, respeitando os trâmites e prazos legais. A comissão organizadora do concurso é presidida pelo vice-presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos Neves.
Outro avanço importante foi a contratação oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora do certame. A escolha foi homologada na sessão do Pleno da última quinta-feira (24) e publicada no Diário Oficial.
A expectativa é que o edital do concurso seja lançado nos próximos meses, consolidando um importante reforço técnico e operacional no TCE-PE, órgão responsável pela fiscalização da gestão dos recursos públicos no estado.
Por Marcelo Damasceno






Comentários