top of page
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif
PMJ---Banner-Site---MATRICULAS-728X90.gif

Tensão em Los Angeles: Trump ataca governador da Califórnia após protestos imigratórios

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura
As manifestações, às vezes violentas, continuaram no fim de semana, levando Trump a ordenar o envio da Guarda Nacional sem consultar o governador, medida altamente incomum.
As manifestações, às vezes violentas, continuaram no fim de semana, levando Trump a ordenar o envio da Guarda Nacional sem consultar o governador, medida altamente incomum.

Por Marcelo Damasceno – Petrolina, PE

Com informações do portal Metrópoles


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar duramente a gestão da Califórnia diante de protestos que eclodiram no Fashion District de Los Angeles, após uma operação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) em uma fábrica têxtil da região.


Os protestos, que tomaram as ruas com bandeiras pró-imigração e cartazes contra deportações, resultaram na mobilização da Guarda Nacional. A medida foi atribuída ao governador Gavin Newsom, alvo direto dos ataques de Trump, que também incluiu nas críticas a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.


“Instigadores pagos” e proibição de máscaras


Em declarações públicas, Trump responsabilizou o que chamou de "esquerda radical organizada" pela escalada dos protestos e insinuou que os manifestantes seriam financiados. Ele ainda determinou que o uso de máscaras em manifestações seja vetado, alegando que "quem não tem nada a esconder, não precisa cobrir o rosto".


Governador rebate e diz que Trump tenta "provocar confronto"


Em resposta, o governador Gavin Newsom negou que a Guarda Nacional estivesse em operação no momento das falas do presidente e afirmou que a mobilização federal se dá em tom de provocação. “As autoridades estaduais e locais têm plenas condições de lidar com a situação. O envolvimento do governo federal só acirra os ânimos”, disse Newsom.


A prefeitura de Los Angeles também se manifestou, ressaltando que as ações locais visam proteger os direitos civis e garantir que a ordem pública seja mantida com equilíbrio e sem excessos.


Detenções e justificativas federais


Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), os protestos começaram na sexta-feira (6) após agentes federais deterem 118 imigrantes durante uma série de operações nos arredores da cidade. A Casa Branca justificou a repressão alegando que “grupos violentos” atacaram os agentes durante as incursões.


A polêmica evidência mais uma vez o confronto entre a postura federal e as políticas estaduais da Califórnia, historicamente mais acolhedoras com imigrantes.

Comentários


WhatsApp Image 2025-08-19 at 18.33.29.jpeg
bottom of page